22/02/2008 18:08 Início > O Xadrez > As Regras  
Início
A Empresa
Noticias
Mapa do Site
Calendário Nacional
Pesquisa de Eventos
Onde Jogar
O Xadrez
 · Origens
 · As Regras
 · Curiosidades
Links
Newsletter
Pesquisa no site
A MaisXadrez avalia a possibilidade de voltar a organizar torneios de clássicas em fins de semana, qual a sua opinão?
O formato não é o melhor, não penso participar
Excelente ideia, eu vou participar
Talvez participe


Resultados
  

 


O XadrezRegras do Jogo

O Xadrez é jogado por dois jogadores colocados frente a frente com o tabuleiro de permeio, jogam alternadamente uma jogada cada, começando as brancas todas as partidas.O Xadrez joga-se num tabuleiro quadrado com 8 linhas (ordenadas de 1 a 8) por 8 colunas (ordenadas de “a” a “h”) num total de 64 casas alternadamente claras e escuras. O tabuleiro é colocado com uma casa branca do lado direito do jogador ((h1 ou a8).

Cada jogador dispõe no inicio do jogo de 16 peças : 1 Rei, 1 Dama, 2 Torres, 2 Bispos, 2 Cavalos e 8 Peões, todas com movimentos diferentes. Só o cavalo pode saltar por cima de uma casa ocupada por outra peça sua ou do adversário. Na posição inicial a Dama branca fica em casa branca, Dama Preta fica em casa preta, os Reis ficam na casa de cor contrária. No Xadrez a peça que captura, ocupa a casa anteriormente ocupada pela peça capturada. Todas as peças podem capturar todas as peças adversárias, com excepção do Rei que não pode ser capturado, mas pode capturar. O Rei NÃO pode colocar-se numa casa controlada por uma peça adversária. Não é obrigatório capturar as peças adversárias (embora por vezes acabe por o ser). O objectivo do jogo é dar Xeque-Mate ao adversário.


O Rei
Não pode ser capturado, mas o objectivo do adversário é atacá-lo para dar Xeque-Mate. Joga uma só casa de cada vez em todas as direcções (horizontais, verticais e diagonais).


A Dama
É a peça mais valiosa do jogo, devido ao seu grande raio de acção.
(Vale cerca de 9 pontos) Joga quantas casas quiser e puder em todas as direcções; horizontais, verticais e diagonais.



A Torre
Depois da Dama é a peça mais
valiosa.
(Vale cerca de 5 pontos)Joga quantas casas quiser e puder pelas horizontais e verticais.


O Bispo
Um bispo joga pelas casa brancas o outro pelas pretas.
(Vale cerca de 3 pontos) Joga quantas casas quiser e puder pelas diagonais


O Cavalo
É a única peça que pode passar por cima de outra peça.
(Vale cerca de 3 pontos)Joga em “L”
duas casas para um lado e uma para o outro


O Peão
O peão é unica peça que não pode andar para trás.
(Vale cerca de 1 ponto)Joga uma casa de cada vez para a frente, no entanto só quando está na casa inicial, pode avançar 2 casas.
Captura na diagonal, uma só casa


Captura na Passagem
O peão pode também capturar um peão adversário, quando o peão adversário estando na sua casa inicial avance duas casas (colocando-se a seu lado).
Nessa circunstância o primeiro pode capturar, como se o segundo tivesse avançado apenas 1 casa - Este movimento chama-se “Captura na passagem” e só pode ser efectuado no lance imediato.

A Promoção
Quando qualquer peão atinge uma das ultimas casas do tabuleiro (portanto do lado adversário) ele é promovido a outra peça mais valiosa (Dama, Torre, Bispo ou Cavalo).

Pode-se promover tantos peões quantos os que consigam chegar á ultima linha, podendo ter no limite 9 Damas.


O Roque
Posição Inicial
O Roque é o unico movimento do xadrez em que se jogam duas peças na mesma jogada.
Pode ser o roque pequeno ou o roque grande.
Consiste em ambos os casos em jogar o Rei duas casas para o lado passando a Torre correspondente para o outro lado.
Posição Final

Regras do Roque
Posição Inicial
Não se pode rocar se:

Estiver alguma peça entre o Rei e a Torre;
O Rei estiver a ser ameaçado (em Xeque);
Se o Rei passar por uma casa ameaçada por uma peça adversária (passar por xeque);
Se o Rei ficar numa casa ameaçada por uma peça adversária depois de rocar (ficar em xeque);
Se o Rei ou a Torre já se tiverem movido.

Posição Final

O Xeque
Há Xeque quando o Rei é ameaçado.
Para resolver a situação existem três possibilidades:

Fugir para uma casa não ameaçada;

Capturar com o Rei ou outra peça, a peça que está a ameaçar;

Interpor uma peça entre a atacante e o Rei (situação não possível quando o xeque for efectuado por um cavalo ou peão)


O Xeque-Mate
Exemplo 1
Esta situação verifica-se quando não existe defesa para um xeque adversário.

O jogador que der Xeque-Mate ganha o jogo.

Exemplo 2

O Empate
Exemplo 1
O jogo de Xadrez pode terminar empatado:

Empate por afogado, quando não é possível efectuar qualquer jogada legal e o Rei NÃO está em Xeque.

Empate por repetição deposições, quando se verificam 3 posições iguais (dinâmica e estática).

Quando se efectuam 50 jogadas (das brancas e das negras) sem que haja capturas de peças ou
movimentos de peões.

Exemplo 2
Disponibilize os próximos eventos nacionais através do nosso feed RSS Tecnologia e Implementação ©Primewebs 2003